top of page
Fundo da natureza

Doações

Vamos fazer acontecer?

Doar com Visa Net
Doar com FISERV
Doar com Global Service Pay
Doar com Authorize.Net

O IVDS possui um conjunto de projetos e iniciativas que estão alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, coordenado pelas Nações Unidas. Nesse contexto, busca, por meio de suas ações, promover a proteção das florestas tropicais, especialmente da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

Outros componentes ambientais importantes que se encontram no radar do IVDS são os recursos hídricos e os ecossistemas aquáticos, tanto de águas interiores como os marinhos. A propósito, temos atuado em diversas parcerias com vistas a solucionar problemas relativos a corais invasores, como no caso específico do CORAL-SOL (Tubastraea Coccinea e Tubastraea Tagusensis) e outros seres vivos que se deslocam artificialmente, em cascos de navios, por exemplo, entre os vários ecossistemas causando danos à vida marinha local.

Imagem 1

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 3

As imagens 1 e 2 mostram o CORAL-SOL, que, apesar de belo é agressivo e destrói os corais naturais da costa brasileira, e por conseguinte, gera danos destrutivos à vida marinha. Oriundo da Ásia, precisa ser contido. As técnicas atualmente utilizadas para sua contenção são paliativas e acabam por expandir sua disseminação no ecossistema marinho brasileiro. O IVDS, junto com a empresa Tecno-Diver, tem a solução eficaz para o problema: o Sistema Subtec. Uma tecnologia inédita que suga e esteriliza o efeito disseminador do referido coral. A Imagem 3 mostra uma parte do processo de descarte do coral invasor.

 

Nesse contexto, vale também lembrar os desafios relativos a invasores do tipo moluscos bivalves, mexilhões invasores em barragens e hidrelétricas no Brasil (que também tem ocorrido em águas doces na Europa), alvo de esforços do Instituto para solucionar o problema, em parceria com a Tecno-Diver.

moluscosbivalves

Moluscos bivalves – típicos de águas doces

Doar com Visa Net
Doar com FISERV
Doar com Global Service Pay
Doar com Authorize.Net

Os projetos do IVDS avançam por outros campos do conhecimento e no enfrentamento de desafios socioambientais.

Importante salientar que o Cerrado ou Savana Brasileira, em sua maior parte, se situa na região Centro-Oeste do Brasil, em locais considerados os berços das águas brasileiras, pela localização em regiões de planalto, como Águas Emendadas, no Distrito Federal, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e entorno, dentre outras áreas que ajudam na formação de importantes bacias hidrográficas como a Bacia Amazônica e do Tocantins, Bacia do Paraná e do São Francisco, que tornam possível a vida de importantes mananciais que sustentam os principais biomas brasileiros como a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, o próprio Cerrado e a Caatinga.

O bioma Cerrado vem sofrendo sérios danos ambientais como queimadas ilegais e avanço indiscriminado da cultura de soja, ameaçando esses mananciais hídricos que alimentam bacias hidrográficas que sustentam florestas tropicais.                                             

Imagem da Estação Biológica Águas Emendadas, Distrito Federal

Não somos contra a produção de soja que cumpre com as leis ambientais e nossos projetos mostram a vantagem de se diversificar o sistema produtivo, com implantação de propriedades multifuncionais e com elevado índice de biodiversidade produtiva.

plantacao1.jpg

É viável se implantar soluções diversificadas de produção: bom para o ambiente e para o “bolso”

Assim, no bojo de suas atividades o IVDS tem trabalhado em combate à poluição e ao consumo insustentável, e ainda, nos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica e por esse motivo, torna-se inevitável se trabalhar com as comunidades locais, em grande parte, carentes de saneamento ambiental como: água potável, coleta e tratamento de esgoto, gestão de águas pluviais, gestão sustentável de resíduos sólidos.

E ainda, atividades no campo social, que promovam o alcance da fome “zero”; a redução da desnutrição; redução das desigualdades sociais; a produção e o consumo sustentável de alimentos; a busca da saúde única; a produção de energias limpas; a conservação da biodiversidade; a geração de trabalho e renda dignos; a inclusão social produtiva; a promoção, desenvolvimento e implementação de projetos de produção agrícola regenerativa, orgânica e de transição agroecológica; desenvolvimento territorial local sustentável; na redução na emissão de carbono nos processos produtivos agrícolas, industriais, em serviços e habitações. O acesso a habitações dignas; à saúde integral, de mente, sentimentos e corpo. A melhoria da logística que permite o trânsito seguro de pessoas, bens e serviços, e a contínua busca por uma economia cada vez mais circular e sustentável.

A vida do ser humano está inserida no ambiente, assim, comunidades e ambiente se encontram entrelaçados numa relação biosistêmica: indissociável, interagente e interinfluente.

Baseado nesses princípios e iniciativas acreditamos que cada cidadão pode contribuir com o respeito e promoção da VIDA neste finito Planeta, morada de todos nós, que merece urgente proteção e responsabilidade socioambiental. Alguns podem contribuir com pouco e já será muito pela situação em que se encontram e pela grandeza de suas consciências. Outros podem contribuir com mais e do mesmo modo seremos eternamente gratos e cientes da grandeza que representa seu grau de consciência e responsabilidade socioambiental, em suporte ao nosso incansável trabalho em prol da VIDA humana, animal e de todo o ambiente da Terra

Deseja contribuir com os projetos
e iniciativas do IVDS?

Doar com Visa Net
Doar com FISERV
Doar com Global Service Pay
Doar com Authorize.Net
lp-zahlungsarten-paypal-1-FMM874WG.webp
visanet.png
Fiserv-logo-01.png
globalpays.png
Authorizenet_logo.png
bottom of page